A hipnose é um fenómeno natural da mente, que implica um estado de relaxamento, concentração e atenção focada. Ao longo do dia vivenciamos este estado, através de momentos de um transe leve e espontâneo, por exemplo quando conduzimos, ouvimos música, lemos um livro…
A hipnose utilizada num contexto clínico é induzida por um profissional com um propósito terapêutico. Nesta condição de relaxamento, o corpo fica descontraído, a mente desacelera, todavia, a pessoa não dorme, mantendo o total controlo de tudo o que diz e faz. No final da sessão, ao “despertar”, a pessoa recorda-se de tudo aquilo que foi importante.
A hipnoterapia consiste no uso terapêutico da hipnose. Num estado de transe hipnótico são criadas as condições para que a mente se torne suscetível a sugestões dadas pelo terapeuta. Nesta condição de relaxamento a pessoa consegue obter uma clareza mental profunda e é-lhe permitido aceder ao seu baú de recursos internos. Verifica-se um contacto íntimo e profundo com a sua verdade. Este estado permite, assim, trabalhar sabiamente o conteúdo da mente inconsciente, no sentido de se alcançarem objetivos específicos, promovendo-se o bem-estar e o equilíbrio da pessoa.
A hipnoterapia é extremamente eficaz numa variada panóplia de problemas físicos e /ou psicológicos, possibilitando frequentemente a obtenção de resultados rápidos e eficazes.